Negroni e Rusty Nail, meus amores

A delícia já começa na cor

Em um dia especialmente xexelento, daqueles nos quais a chuva de granizo se concentra no seu quarteirão (e quebra a janela do banheiro) e a poça praticamente se move para debaixo do seu pé, poucas coisas melhoram meu humor. Ganhar prêmio de 20 mil reais no sorteiro da Nota Paulista (nunca aconteceu) e  escrever um texto que vire sucesso (já rolou algumas vezes) são algumas delas. Tomar um Negroni seguido de um Rusty Nail é outra– a mais fácil e a única que posso fazer sem esforço, descalça e largada no sofá. Esses dois drinques são os meus salva-vidas em momentos de ódio/tristeza e companheiros fiéis em horas de alegria entre amigos.

Não são exatamente bebidas de menina– é público e notório que a maioria das mulheres preferem drinques mais adocicados, florais, abaunilhados. Eu, não. Gosto mesmo é de sabores fortes, herbais, adstringentes e, de preferência, com teor alcoólico alto que é pra não perder tempo.

No Negroni, por exemplo, é o sabor amargo do Campari e o fundo herbal do gin o que mais me atrai: ao mesmo tempo que o Campari “seca” a língua, as fórmulas absolutamente herbais de ambas as bebidas–  o primeiro é feito de mistura secreta de casca de laranja, ervas e especiarias; o segundo, produzido com diversas receitas também secretas quem incluem zimbro, anis, cascas de grapefruit, entre outros– deixa uma sensação fresca que aumenta a vontade de beber mais e mais. Reza a lenda que o Negroni foi criado em Florença, na década de 1920, no dia em que um cliente regular, Camillo Negroni, pediu seu Americano, outro clássico,  com gin no lugar do club soda.

Rusty Nail: a simplicidade é o segredo do sucesso

Já no Rusty Nail, o principal ponto de atração é a extrema simplicidade e o monoingrediente: uísque escocês BOM, seja em sua forma original ou como licor, o Drambuie (que também possui adição de mel e ervas). Basta misturar uma dose e meia do primeiro e meia dose do segundo em um copo com gelo, dar uma ligeira misturada e aproveitar o toque adocicado desse drinque tão meigo que chama Prego Enferrujado.

Para quem quiser testar, cá estão as receitas com as medidas que eu gosto. Porque, sem dúvida, a vida é mais divertida uma dose acima.

NEGRONI
1 1/2 dose de gin
3/4 de dose de campari
3/4 dose de vermouth italiano doce
1 fatia de laranja
2 cubos de gelo
Coloque todos os ingredientes em um copo baixo, misture e sirva.

RUSTY NAIL
1 1/2 dose de uísque escocês
1/2 dose de Drambuie
2 pedras de gelo
twist de limão (ligeira espremida em um pedaço de casca)
Coloque todos os ingredientes em um copo baixo, misture e sirva.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados