Cafés com especiarias: delicados, equilibrados e sutis

Os ótimos cafés com especiarias da Martins Café: esse com anis é bem refrescante

Café é um troço bom. Até muito pouco tempo, tomávamos umas porcarias moídas junto com folhas e troncos e… tudo bem: não tinha muita coisa melhor para compararmos. Mas o mercado mudou. O Brasil passou a produzir cafés gourmet, a investir em tecnologia, a cuidar melhor da terra. Toda essa combinação chegou na cafeteria com um resultado bem evidente: belíssimos espressos, cafés coados, feitos na aeropress, na frenchpress… Começamos a ter referencial de excelência e, como todos sabem, referencial é tudo nessa vida.

No Espaço Café Brasil– maior evento do setor no país, que aconteceu mês passado, em São Paulo–, provei bastante coisa. Mesmo. Acho que demorei umas 14 horas pra pegar no sono. De tudo o que tomei, o produto que mais me encantou foi o café com especiarias da Martins Café, provenientes da Fazenda Santa Margarida, na região Sorocabana, no estado de São Paulo. Porque?

Os sabores de café com especiarias da Martins

Item número 1: o grão. Só 100% arábica, composto em sua maioria por catuai amarelo e o catuai vermelho. Segundo explicação do site da Martins: “café arábica é uma das duas principais espécies de café comercializadas no mundo. Todo café especial é 100% arábica. Isso porque, se comparado ao café robusta, o arábica é muito mais complexo em aroma e sabor. Ou seja, nosso olfato e paladar são capazes de perceber muito mais gostos, cheiros e sabores diferentes.”

Item número 2: a torra. Parece bobagem, ninguém liga pra ela, mas uma torra mal feita pode detonar um café de excelente qualidade. O acerto precisa ser milimétrico e varia de acordo com o tipo de grão e a saca. Para conseguir um produto impecável, contrataram uma das maiores baristas do Brasil, e a maior especialista em torra, Isabela Raposeiras (dê uma olhada aqui na cafeteria dela)

Item número 3: as especiarias. Talentoso barista e mixologista, Marco de La Roche foi contratado para fazer o blend de especiarias de cada um dos quatro sabores– Cardamomo, Canela, Anis e Noz Moscada— e chegar ao equilíbrio ideal. A matéria prima? “Especiarias vivas. Nada de produtos químicos, artificiais ou qualquer coisa que não seja 100% natural”, diz Marco.

Esse vai muito, muito bem com torta de maçã

Sei lá se é porque ADORO café turco, costumeiramente “temperado” com especiarias, fiquei apaixonada pelo produto. Os sabores são limpos, puros, delicados e não se sobrepõe ao café, o que é fundamental. O de noz moscada é o meu predileto, que fica bem do bom com um pedação de bolo de chocolate pra acompanhar, seguido do de cardamomo, que casa feliz com uma torta de maçã.

O pacote de 250 gramas de pó (não dá pra vender essa mistura em grãos!) custa R$ 21,90 ou R$ 16,90, se comprado no atacado. A loja virtual da Martins Café  entrega em todo o país. Se quiser, também dá para comprar os produtos na distribuidora em São Paulo, através do tel.: 4301-8848 ou pelo email comercial@martinscafe.com.

Se quiser ver novidades sobre o produtos, acesse https://www.facebook.com/martinscafe

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados