Este restaurante foi participante do programa Diners Gourmet em outro ciclo. Para saber os participantes do ciclo atual, clique AQUI
Não é fácil encontrar um restaurante ao ar livre, com boa comida, em São Paulo. Todos os verões é sempre a mesma coisa: chega o final de semana e ou se almoça em bares com mesinhas na calçada ou o jeito é deixar de lado a ideia de curtir o clima relax da estação e acabar se enfiando em um local fechado. Mas sempre que essa questão me vem à mente, lembro do Praça São Lourenço Vila Olímpia (há uma nova unidade em Alphaville, mas ainda não a conheço).
Instalado em uma antiga e bela chácara, o Praça São Lourenço tem lago com carpas e uma área verde grande e muitíssimo bem cuidada, com árvores antigas de copas altas sob as quais ficam dispostas as mesas, espalhadas pelo pátio. É só sair da rua e entrar ali para a temperatura ficar mais amena – melhor ainda se você estiver com uma caipirinha Coreto (cachaça, manga, lichia e tangerina, R$ 17) nas mãos.
O almoço em sistema de buffet acontece somente aos sábados e domingo e custa R$ 85. Parece caro, mas não é. Explico: além das mais de 50 opções de saladas, pratos principais e sobremesas, o restaurante tem uma bela casa da árvore, o paraíso das crianças. Também conta com monitores que organizam brincadeiras. Aliás, ele é o destino de muitos pais com filhos pequenos porque enquanto os primeiros almoçam com tranquilidade, os segundos se divertem, correm, andam descalços e vivem por algumas horas como se estivessem no interior.
Mas voltando à comida. Bem boa. Um dos melhores buffets da cidade: mesmo com a quantidade e tamanho dos pratos, a comida se mantém no ponto certo de cozimento e sem ressacar; vide os aspargos com tomate, durinhos e verdes, ou a ótima paella preparada do modo tradicional, com grandes camarões e polvos macios.
O cardápio varia todo final de semana, mas sempre há um peixe de rio e um de mar, carnes, frango, massas, polenta, 3 tipos de arroz, feijão, legumes, risotos. Muitos deles feitos no forno a lenha.
Então, quando você acha que não aguenta mais comer, se depara com a mesa de doces. Parece aquelas de fazenda, sabe? E tem, sim, doces de fazenda: ambrosia, bananada, goiabada, cocada mole, figada… e mais bolo de chocolate, suspiro, frutas envoltas em chocolate, sorvetes, pudim de leite, tortas e deliciosas frutas assadas no forno a lenha. Na minha última visita, comi um bolo gelado de coco e abacaxi alto, fofo e úmido, muito gostoso.
Dica: reserve e chegue cedo, porque lota, e fique bastante tempo curtindo a brisa, tomando um chope e vendo o balançar das folhas – todos precisamos de um pouco de verde no olhar.
Praça São Lourenço Vila Olímpia: Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia, São Paulo
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados