Nunca fui a Tiradentes e pouco conheço Minas Gerais. Ano passado fiquei bem com vontade de ir ao Festival de Cultura e Gastronomia da cidade ao ver as fotos de alguns amigos – comidas lindas, festas, cidade animada, chefs convidados cozinhando em jantares especiais. Ah, mas neste ano eu irei.
A 16. edição do Festival, já um dos mais importantes e interessantes do país, rola entre 23 de agosto e 1 de setembro. A programação inclui:
– Resultados da segunda etapa da Expedição Brasil Gastronômico (cultura e a gastronomia da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal serão homenageadas por meio dos festins, cursos, debates com produtores locais e atrações artísticas)
– Os festins internacionais (jantares especiais) darão enfoque à gastronomia latino-americana, com a presença de chefs do México, Colômbia, Argentina e Equador. Minas Gerais, estado anfitrião, também terá um festim especial dedicado à nova geração da gastronomia mineira. Rolam nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paolucci e Brisa da Serra.Os chefs convidados são: Celso Freire (Zea Maïs, em Curitiba), Tereza Paim (Casa de Tereza, em Salvador), William Chen Yen (Brasília), Carla Tellini, Felipe Rameh (Restaurante Trindade, de Belo Horizonte), Henrique Gilberto (Belo Comidaria, em Belo Horizonte), Leonardo Paixão (Restaurante Glouton, em Belo Horizonte), Juan Manuel (Restaurante El Cielo, Medellín), Fernando Rivarola (El Baqueano, em Buenos Aires), Bruno Oteiza (Restaurante Biko, da Cidade do México), Maurício Acuña (Equador),
– 40 restaurantes da cidade abrem suas portas ao público, com menus especiais, que fazem parte do Tour Gastronômico do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
– feira com 15 produtores da agroindústria, vindos de todo o estado, que vem sendo acompanhados pelo projeto Origem Minas. Produtos típicos de Minas Gerais como mel, cachaça, café, doces e queijos estarão disponíveis para comercialização e exposição.
– 84 apresentações artísticas, entre as quais o escritor e saxofonista Luiz Fernando Veríssimo com o seu Jazz 6; o Tomati Jazz Trio; o multi-instrumentista gaúcho Renato Borghetti; e Gabriel Grossi, um dos maiores gaitistas da atualidade.
Para programação completa e valores, acesse AQUI
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados