A casa está em obras e, temporariamente, suspendeu o almoço
Em tantos anos escrevendo sobre gastronomia, conheci profissionais de diversas inclinações: os que se interessam mais pelo dinheiro do que pela cozinha; os que amam a própria imagem acima da profissão; os novatos apaixonados; os que vivem, respiram e transpiram amor por cozinhar.
Nestes mesmos tantos anos cruzei caminhos com cozinheiros que respeito pacas, mas fiz muito poucos amigos – não sou daquelas que acham que amizade é trocar mensagens pelo Facebook. Amizade demanda confiança, construção e, principalmente, tempo. Dos poucos amigos que entraram em minha vida pela porta da profissão está Eliane André, uma profissional que ama seu trabalho de forma incondicional. Que tem prazer em alimentar bem o outro. Que fica feliz em notar o prazer do comensal em cada garfada. Que só é feliz de verdade com o fogão aceso.
Quando a Casa da Li – antigo restaurante de Eliane – fechou, me senti meio órfã. Era o único lugar no qual ia duas vezes por semana: sempre fui apaixonada pelo tempero dela. Então fiquei bem feliz com a notícia de que ela voltou a ativa, agora comandando o novo almoço da Peixaria Bar e Venda, na Vila Madalena.
O restaurante, que é um sucesso total de público mas tristemente tem cozinha irregular à noite, acaba de inaugurar seu bufê de almoço, de segunda à sexta. A ideia é trazer comida caiçara e de fazenda, no melhor estilo fogão à lenha.
No bufê, Li (como é chamada) prepara especialidades como miúdos (ah, a moela!!), porchetta, língua… e também coloca na belíssima mesa mais de uma dezena de opções de saladas, feijões, arrozes, farofas, tortas, bolinhos.
Peixes e frutos do mar, ponto alto da casa que também funciona como peixaria, são impecáveis. Bufê bem cuidado, comida suculenta e nada de esturricamento.
O menu muda todos os dias, então torça para ter a farofa de chuchu com camarão, o purê de banana da terra com lulas ao curry, a torta de sardinha, o pastel de carne com jiló. Enquanto você lota seu prato, peça para a simpática cozinheira fritar, na hora, um ovo orgânico com gema molinha – delicadezas que fazem toda a diferença.
O valor é ótimo: R$ 38, incluindo garrafa de água e, ainda, sardinha, trilha ou peixe do dia feito na grelha.
Coma muito – e repita.
Peixaria Bar e Venda: Rua Inácio Pereira da Rocha, 112, Vila Madalena, tel.: 2589-3963
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados