Chamado de Maria Bonita, este bolinho do bar Squat (em São Paulo) leva alho poró e queijo brie. A receita rende 50 unidades.
Ingredientes
- ½ kg de arroz arbóreo
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 1/2 litros de água
- 1 unidade de alho poró
- 1 cebola
- 1 xícara de queijo brie em pequenos pedaços
- ½ xícara de chá de queijo parmesão
- ½ xícara de chá vinho branco
- 2 ovos
- 1 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
- ½ kg de farinha de rosca Panko
- ½ litro de óleo de canola
- Sal e pimenta a gosto
- Alecrim a gosto
Como fazer o caldo do risoto
Cortar metade da cebola e o alho poró grosseiramente e suar no azeite. Adicionar metade do vinho branco, alecrim e 1 ½ litro de água, deixar cozinhar até amolecer a cebola e o alho. Bater esse caldo no liquidificador, adicionar sal e voltar para a panela, deixar esquentar.
Como fazer o risoto
Cortar a outra metade da cebola em brunoise, suar no azeite e adicionar o arroz. Dar uma leve fritada e colocar o restante do vinho. Quando secar, adicionar o caldo aos poucos, de maneira que o arroz sempre esteja cremoso.
O arroz deve passar do ponto al dente, para que modelagem do bolinho seja feita. Quando o arroz estiver no ponto, adicionar o queijo parmesão e deixar esfriar até conseguir modelar.
Enquanto o risoto esfria, corte o queijo brie em cubos de 1 cm.
Com o arroz morno, faça bolinhas de 30 g e recheie com o queijo brie. Após terminar de modelar, empane passando na farinha de trigo, depois no ovo e finalize na panko. Aqueça o óleo a 180 graus e frite-os até dourar.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados