Suflê parece algo complicado de fazer? Bom, tem lá seus truques… Aprenda com o chef Raphael Despirite, do restaurante Marcel (que serve os melhores suflês de São Paulo), a preparar o clássico suflê de queijo.
Ingredientes para o molho bechamel
- 1 litro de leite
- 10 g de cebola
- 70 g de manteiga
- 1 folha de louro
- 80 g de farinha
- Sal e noz-moscada a gosto
Ingredientes para o suflê
- 450 g de bechamel
- 20 g de manteiga
- 200 g de queijo gruyère
- 5 gemas
- 9 claras
- 20 g de queijo parmesão ralado
- manteiga para untar
Como fazer o bechamel
Em uma panela, derreta a manteiga e coloque a cebola para dourar em fogo médio. Acrescente a folha de louro e, em seguida, a farinha e mexa. Adicione o leite e continue mexendo sem parar até a mistura engrossar. Reserve.
Com0 fazer o suflê
Em uma frigideira, derreta o queijo gruyère. Em fogo baixo, acrescente o bechamel e mexa. Em seguida, coloque as gemas uma a uma, sempre mexendo, até que a massa fique homogênea e consistente. À parte, bata as claras em ponto de neve (use uma pitada de sal para estabilizar as claras).
Com uma escumadeira, incorpore as claras à massa com cuidado. Unte com manteiga quatro formas individuais redondas, polvilhe-as com farinha e despeje a massa – preencha dois terços da forma, para que não transborde. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido na potência máxima (ou 220ºC). Retire quando os suflês estiverem dourados e crescidos. O tempo médio de cozimento costuma ser de dezesseis a dezoito minutos.
O modelo ideal de forno para o suflê é aquele que oferece calor por todos os lados. O forno caseiro geralmente emite calor apenas na parte de baixo. A dica é colocar pedras refratárias nas laterais da prateleira do forno, para que a temperatura se distribua uniformemente. Sirva o suflê imediatamente.
Foto: Prazeres da Mesa/Rogério Voltan
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados