Enfim, fui para o México. Como imaginava, dei uma pirada com a gastronomia, a paisagem, o povo. Tudo o que penso agora é quando voltarei, para quais cidades irei, o que comerei.
Foram apenas oito intensos dias – a maioria deles passados na Riviera Nayarit. Aprendi demais. Provei ingredientes, receitas e sabores completamente novos para mim (e que estarão em outros post). Mas uma das coisas que mais me marcaram, que me ganhou, foi a Raicilla.
Meu primeiro ensinamento para entender o que é raicilla, destilado mexicano que conquistou meu coração, foi: todo tequila é um mezcal, mas nem todo mezcal é tequila.
Mezcal é qualquer destilado de agave, espécie de cacto originário do México e que possui cerca de 200 tipos. Tequila, por exemplo, é um mezcal feito apenas com agave azul, em cinco regiões específicas do país. Bacanora, produzida somente na região de Sonora, leva 100% agave Yaquiana. Raicilla, fabricada na área de Jalisco – mais especificamente no litoral, perto de Puerto Vallarta – leva agaves Lechuguilla e/ou Pata de Mula.
Quem conhece o Mezcal engarrafado sob esta denominação sabe bem sua principal característica, o sabor fortemente defumado. Isso ocorre por conta do método de fabricação: depois de colhida a agave e retirada sua pinha, um grande buraco é cavado no chão, forrado com lenha e pedras. O fogo é aceso até que atinja calor máximo. As pinhas são jogadas ali e o buraco, coberto por folhas de bananeira, resulta numa espécie de forno. PARA LER PROCESSO COMPLETO, CLIQUE AQUI.
Para a produção dos apenas 100 mil litros anuais de raicilla, as pinhas da agave são assadas por 24 horas em fornos à lenha, então desmanteladas com machados e trituradas até formarem uma pasta que é colocada em tonéis de cobre de 100 litros, nos quais fermentam de sete à nove dias. Após isso, destilação.
A Raicilla – bebida que existe há mais de 400 anos – possui traços bem leves de defumação. Suas principais notas são cítricas e herbais. E apesar de possuir entre 40% e 50% de teor alcoólico, desce suave e sedosa pela garganta. Um tremendo destilado, infelizmente não importado no Brasil …
Assim como o tequila e mezcal, a raicilla pode ser Blanco (sem envelhecimento em barris de carvalho), Joven (envelhecida menos de um ano), Reposado (envelhecida de um à dois anos) e Añejo (envelhecida por mais de dois anos).
Comprei uma garrafa de Raicilla orgânica e trouxe pra casa. Quem for para essa região do México e quiser me dar outra de presente, sinta-se à vontade!
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados