Quem leu meu primeiro post sobre a Riviera Nayarit (clique AQUI para ler) sabe o quanto eu queria conhecer o México – há anos! Minha primeira incursão por lá, em novembro passado, foi neste lindo pedaço da costa do Pacífico do país. E estes dias aguçaram minhas lombrigas… Agora preciso ir para Cidade do México, Baja Califórnia e Oaxaca, áreas de riquíssima gastronomia.
No post anterior comentei sobre algumas regiões da Riviera Nayarit e o clima de cada uma: San Francisco, Sayulita e Litibú/Punta Mita. As outras não me impactaram tanto a ponto de escrever especificamente sobre elas (Nuevo Vallarta é a área dos grandes resorts, centro comercial, baladas; Bucerías, espécie de imensa feira hippie vendendo quinquilharias), por isso este post será diferente.
Aqui me atenho a três programas distintos, igualmente imperdíveis e que, claro, envolvem comida e bebida: Rincón Hidalguense, Mercado de La Cruz de Huanacaxtle e Festival Gourmet Internacional. Estando por lá, por favor, não deixe de ir a nenhum deles!
Café da manhã no Rincón Hidalguense
Principal refeição do dia do mexicano, o café da manhã pode chocar muitos brasileiros acostumados apenas com uma média e pão na chapa. A mesa matinal por lá conta com tortillas, abacates, sopas, caldos, carnes; ‘reforçado’ é pouco.
Então prepare o apetite e vá cedinho, durante a semana (aos finais de semana a fila vira o quarteirão) ao Rincón Hidalguense, na região de Bucerías. Ali, serve-se a especialidade do estado de Hidalgo, a barbacoa de borrego. A técnica consiste em assar lentamente a carne do cordeiro no vapor criado ao se escavar um buraco na terra, cobri-lo com carvão em brasa e folhas de bananeira e terra.
As tortillas, fresquíssimas, são feitas à mão, na frente do cliente. De acordo com meu guia, o mais importante é que são usados apenas os grãos do milho para produzir a farinha, e não o milho todo, incluindo o bagaço (isto está se tornando muito comum no México, especialmente nas farinhas compradas em mercados, por baratear o custo). A diferença no sabor e textura é bem perceptível.
Prove a tortilla de carne de cordeiro – de suculência fenomenal – e o caldo feito com a gordura da carne, cenoura, cebola, arroz e grão de bico. Dá pra entender porque tem gente que come isso quase todo dia…
Mercado dominical em La Cruz de Huanacaxtle
O maravilhoso Mercado de Huanacaxtle acontece entre novembro e abril, apenas aos domingos, e está em sua sexta edição. As razões de ter me encantado tanto são simples: os produtores presentes são todos orgânicos; a comida, de várias áreas do México, é fantástica e barata; o artesanato, colorido e alegre; o visual do local, um alento.
Na beira do mar, ao lado da Marina de La Cruz de Huanacaxtle, o mercado é uma reunião de clima alegre, vento fresco, música boa e pequenos produtores sustentáveis. É possível comprar/provar café mexicano, queijos, tamales, tortillas, infusões sem açúcar, sanduíches, doces, pasta de amendoim, coquetéis… Na boa, passaria o dia todo ali. Felizona.
Festival Internacional Gourmet da Riviera Nayarit
Em sua vigésima primeira edição, o Festival Gourmet homenageia a cultura gastronômica mexicana trazendo chefs de diversas partes do país e do mundo para cozinhar em dezenas de restaurantes de Puerto Vallarta, Tepic e da Riviera Nayarit.
Criado pelos chefs Thierry Blouet e Heinz Reize – que, ao se mudarem para o México, caíram de amores pela gastronomia do país -, o Festival acontece sempre em novembro e envolve desde menus especiais criados a quatro mãos até aulas, demonstrações e festas temáticas. Bem interessante.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados