A crise econômica brasileira, que já se alonga por alguns anos, obrigou o mercado da restauração a procurar formatos alternativos para poder sobreviver. O modelo vigente por décadas – que envolvia imensa folha de pagamento, grandes menus e estoques, serviço de salão, sommelier, gerente, cumim, etc – tornou-se pesado demais, carregando os custos que ficaram impossíveis de serem repassados para os clientes com tíquetes médios cada vez menores.
Houve quem pereceu por não saber fazer a transição. Quem conseguiu mudar a rota a tempo. Houve quem brilhou neste rumo minimalista. O Lilia se enquadra no último caso. Com louvor.
Lucio é experiente, tendo passado por casas como Zazá Bistrô e Aprazível, mas nenhuma delas define seu trabalho atual. A comida do Lilia é autoral, colorida, repleta de vivacidade e sabor – e tudo isso por R$ 52 o menu com couvert, entrada, prato e sobremesa. Um valor surrealmente baixo para a alta qualidade que se entrega.
O custo final sensatíssimo só é possível por tudo o que foi descrito acima: insumos sazonais são mais baratos; estoque pequeno não gera perdas; equipe enxuta, competente e multitarefa otimiza tempo e investimento. Há outro fator importante: o ponto. Se ficasse na zona Sul, o Lilia teria um gasto imenso de aluguel, o que refletiria nos dígitos do menu. Mas Lucio optou por instalá-lo no Centro (alugueis bem mais baixos), no andar de cima de um sobrado antigo, e abrir somente para almoço.
Quando estive lá, as opções de entrada incluíam salada de folhas com creme de abacate, cebolas assadas na brasa e vinagrete de iogurte, delicioso bolinho de arroz e polvo com maionese de alho assado e pirão de peixe com salada aromática; de principais, curry de grão de bico com cogumelos e legumes grelhados, impecável posta de namorado com salada de batata doce, cenoura assada na brasa com feijão branco e cupim braseado com canjiquinha e couve marinada no gengibre. Sobremesas: pudim de pão com alfavacão em calda e pé de moleque; bolo de banana com chantilly; denso, cremoso e matador bolo de chocolate com espuma de toffee, flor de sal e raspas de limão.
Não há dúvida: trata-se de um dos melhores restaurantes do Rio. Comi tão bem que saí com vontade de voltar.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados