Qual foi a última vez que você cuidou de si mesmo?
Que parou para ouvir o entorno, a pessoa que está ao seu lado, o barulho da água caindo num dia de chuva e não o toque do whatsapp?
Que olhou para o que você come de maneira a entender as razões de que te levam a comer de determinada maneira?
Qual foi a última vez que não dormiu com o celular na mesa de cabeceira?
Qual foi a última vez que teve paz de espírito a ponto de ficar sem pensar em nada e só de dar conta disso depois?
Pra mim, fazia muito, muito, muito tempo.
Mergulhamos tão fundo num cotidiano enlouquecido (e há quem se orgulhe disso…) que esquecemos de algo básico: viver.
Viver não é apressar-se pra tudo. Isso tem outro nome: estresse.
E é o estresse o tema primordial de bons spas. Afinal, nada no corpo funciona direito quando estamos em curto-circuito. Bons spas não oferecem apenas comida bonita e nutritiva: oferecem ferramentas para pensar em nós mesmos como um todo. E é esse o caso de um dos meus spas favoritos, o Rituaali, em Penedo.
O cuidado ali começa com a oferta de dois planos, emagrecimento e gerenciamento de estresse (ambos contam com terapia em grupo diária) e alimentação a base de plantas. Sim, um spa vegano! Se você parar para pensar um pouquinho, verá que a possibilidade de sabores e texturas é infinita: há “ligeiramente” mais opções no mundo vegetal do que no animal. E quem me lê com frequência sabe o quanto eu escrevo sobre a necessidade urgente da diminuição do consumo de alimentos derivados de animais: não há nada que cause tantos impactos climáticos e ambientais quanto essa cadeia de produção.
Como centenas de pesquisadores avisaram, o excesso de consumo de bichos – que leva a péssimos padrões de bem estar animal nas criações, confinamentos medonhos e uso descontrolado de antibióticos – também está sendo o responsável por epidemias. Em humanos: vide o Coronavírus.
Como sempre digo, O QUE COMEMOS MOLDA O MUNDO (e a nós mesmos).
Eu precisava demais ir para o Rituaali: depois do final de um ano e começo de outro bem tensos (a vida não é instagram), finalmente tirei sete dias de férias.
Férias do barulho.
Férias do concreto.
Férias da dor constante no pescoço (estresse, esse bastardo).
Férias de uma semana em um dos melhores spas que conheço. Situado numa linda área verde, o Rituaali tem alimentação vegana criativa, massagens deliciosas (aliás, massagem está no meu top 3 melhores coisas da existência), ótimas atividades físicas, bons médicos, paz, pássaros, barulhinho de sapos à noite, cama macia.
Tem tudo o que eu precisava no momento e sempre: comida limpa, mimo e sossego.
Saí de lá mais magra, mais leve, com mais consciência da minha alimentação e com objetivos mais claros. Saí como gostaria de permanecer: centrada.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados