Que beleza de drinque!

O moço aí em cima é Diógenes Turcatél, 23 anos, barman do restaurantes Arturito. Ele é lindo, sim- mas não é esta a razão de estar aqui. A razão é que Diógenes é um dos mais talentosos barmen da cidade e, sabe-se lá porque, quase anônimo.
Apesar de não ter tanta estrada- ele trabalhou por um tempo no Figa e desenvolveu coquetéis para marcas como Smirnof Twist e Ciroc-, o garoto arrasa.  A primeira vez que provei seus drinques foi há seis meses, numa sempre feliz visita ao restaurante. Lembro bem: vodca com infusão de canela, Afincado Tardio (vinho de sobremesa) e raspas de laranja. Delicado, equilibrado, suave. Então, há poucos dias, ao fazer uma matéria sobre drinques exóticos, me deparei com as novas receitas de Diógenes e fui experimentar. O veredicto? Sensacionais.
Para o verão, elegi meu coquetel favorito, extremamente aromático, cítrico e seco: Florence (gim, vodca com infusão de limão siciliano, martini rosso, sweet and sour e espumante). Também curti o Cosmopita (vodca com infusão de pitanga, suco de crawberry e sweet and sour) e o Outubro rosa (vodca, triple sec, sweet and sour, hortelã e cubos de melancia).
Como vocês devem ter notado, sua  especialidade são as infusões: Diógenes não usa nenhum tipo de xarope em seu bar. E por gostar tanto desta técnica,  desenvolveu uma maneira muito mais rápida do que a tradição fervura à vácuo para “saborizar” destilados. “Eu coloco o ingrediente do qual quero o sabor (frutas, temperos) dentro da garrafa de destilado e deixo, bem vedada, em banho-maria por cerca de quarenta minutos. Desligo o fogo e assim que fica morna, dou choque térmico enfiando-a num balde com gelo”, diz.  Taí a dica para quem quiser fazer uma deliciosa vodca com infusão de baunilha em casa.
Se a mulherada não cai em cima dele, ainda mais ao vê-lo manejando as coqueteleiras… “É, algumas são mais animadas (risos)”. Bom, é compreensível.
Então, da próxima vez que quiser provar um drinque inesquecível, já sabe onde ir. E aproveite para comer o sensacional prosciutto de peito de pato artesanal da chef Paola Carosella. Por todas essas razões, para mim, o Arturito é, atualmente,  o melhor restaurante da cidade.
Arturito: R. Artur de Azevedo, 452, pinheiros, tel: 3063-4951

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados