Imperdível: jantares sicilianos da chef Fabrizia Lanza na Vinheria Percussi
19 de março de 2010
Meus avós são de uma cidade minúscula no interior da Sicília chamada Niscemi, na província de Caltanisseta. Há poucos anos fui fazer uma matéria para a Viagem e Turismo sobre a região (além olhar de perto o meu passado) e fiquei completamente apaixonada. Completamente. A simpatia do povo que por tanto tempo foi tratado como escória pelo resto dos italianos; a exuberância de Taormina; os lindos teatros e ruínas gregas; a delícia dos pratos fartos feitos com ingredientes abundantes na região como sardinha, berinjela, tomates, frutas secas, nozes. Por isso o almoço de ontem naVinheria Percussi, comandado pela chef siciliana Fabrizia Lanza, me tocou tanto: o menu, bem tradicional, executado com maestria além de qualquer descrição, me levou, de imediato, a tudo o que vivi na Sicília. E os sabores estão em mim até agora.
Renomada chef da Scuola di Cucina Anna Tasca Lanza, Fabrizia criou um cardápio especial de comida siciliana que estará na Vinheria Percussi até dia 31 de março. Entrada, dois pratos e sobremesa por R$ 120/pessoa sem vinho ou R$ 240 com vinhos Regaleali-Tasca d’Almerita, da vinícola de sua família. Conselho de amiga? Não perca.
A refeição começou com graúdos camarões cozidos pela ação do suco de laranja, o que os deixou hiper macios e ligeiramente crus por dentro, acompanhados de saladinha verde e polenta frita (harmonização: Regaleali Bianco 2007 e Regaleali Le Rose 2007). O primeiro prato foi o maior representante da cozinha caseira e tradicional da Sicília, a Pasta alla Norma: espaguetti, molho de tomate com manjericão e ricota e pedaços de berinjela (harmonização: Regaleali Nero D´avola 2007). Simples, sublime. Segundo prato: suculento e maciíssimo cordeiro ao alecrim com batata e caponata (harmonização: Rosso del conta 2005). E, então, a sobremesa na qual poderia morrer com o rosto enfiado dentro: delicadíssimos canolis- outra jóia siciliana- de creme patissier e ricota acompanhados de gelatina de café. O que posso dizer da sensação da maciez e doçura do creme enrolando-se na língua com a crocância do canoli e o sabor pungente e friozinho da gelatina de café? SENSACIONAL!
Por tudo isso, de novo, aconselho: não perca esse jantar.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados