Num sábado chuvoso, tomada pela vontade incontrolável de comer um bolo simples e bom de verdade– daqueles macios, altos, fofos– com uma média bem tirada (cheia de espuma de leite), fui a PÃO, Padaria Orgânica Artesanal. O lugarzinho minúsculo esconde uma das melhores panificadoras gourmet da cidade. Para quem ama pães e doces especiais, com ingredientes mega selecionados, saborosos e sempre fresquíssimos, a PÃO é um oásis.
A vitrine de lá, para mim, causa o efeito que lojas de sapatos causam em muitas mulheres: pulinhos internos de alegria e excitação. Pães fermentados naturalmente, feitos com grãos germinados, amêndoa e damasco, avelã e uvas passas, nozes e figo seco…. (cerca de R$ 12 a unidade); imensos e crocantes cookies, bolo de cenoura, de limão siciliano, de cacau, de banana; uma imensidão estonteante de chocolate amargo no bolo-torta de chocolate belga com 70%de cacau; pannacotta e…. Gougère!
Ah, a Gougère! Depois de comer com prazer quase extrasensorial meu bolo de limão siciliano, resolvi experimentar aquela gracinha da vitrine. Viciei.
Espécie de pão de queijo francês, ele é muito mais aerado, não leva polvinho (apenas um pouco de farinha de trigo) e é repleto de Gruyère. Na versão da PÃO, o tomilho fresco e a pimenta rosa o deixam suavamente condimentado. Viciante. Lá, cada um custa R$ 3. Mas assim que cheguei em casa, não resisti e fui atrás de uma receita boa que pudesse, pelo menos em parte, reproduzir aquela delícia em casa. E encontrei! Cá está ela. Se você provar também vai viciar.
PÃO: Rua Bela Cintra, 1618, Jardins, tel.: 3384-6900
GOUGÉRE
Ingredientes
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
½ colher de chá de sal
1 ½ xícaras de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras de Emmenthal ou Gruyère ralado fino (ou outro queijo duro de sua preferência)
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco picadas
1 colher de chá de pimenta-rosa moída
Como fazer
Unte levemente duas assadeiras grandes e pré-aqueça o forno em temperatura média.
Em uma panela média, em fogo médio-alto, misture a água, o leite, a manteiga e o sal. Cozinhe, mexendo sempre, até a manteiga derreter. Adicione a farinha de uma só vez e continue cozinhando e mexendo até que a massa vire uma bola (mais ou menos 5 minutos). Mexa mais, até a massa adquirir consistência lisa.
Transfira-a para uma tigela grande e, com uma batedeira potente, adicione os ovos, um a um– se a batedeira não suportar, mexa com uma colher de pau. Quando a mistura estiver brilhante, pare de bater, adicione o queijo ralado, o tomilho e a pimenta. Com a ajuda de uma colher grande, coloque pequenas bolas de massa em uma assadeira untada e leve para o forno por cerca de 15 minutos, ou até dourar.
Notas
1. Ao fazer a massa, é importante ter certeza de que cada ovo esteja incorporado antes de adicionar o próximo. Não se preocupe se ela se separar e parecer talhada — continue batendo e ela ficará perfeita.
2. Gougères podem ser congeladas. Após o cozimento, deixe resfriar completamente. Espalhe as gougères em uma assadeira, cubra com filme plástico e congele até que estejam firmes. Em seguida, armazene em sacos de plástico. Ela resiste no freezer por cerca de 5 meses.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados