Falke Bier Ouro Preto: a cerveja que é um charuto líquido!

Como todos que frequentam este blog já sabem, sou super cervejeira. Sendo assim, sempre que encontro uma nova– especialmente nacional e artesanal–, mais do que rápido, compro. Minha última descoberta feliz foi a dunkel Falke Bier Ouro Preto (R$ 14).

No primeiro gole, a sensação era de… tomar um charuto! Dos bons! Pode parecer estranho dizer isso, mas o sabor é surpreendente, sobe pelas narinas com um ligeiro defumado/doce (me lembrou pão de centeio), são evidentes as notas de malte torrado (que ela leva mesmo na formulação), café e chocolate e deixa um final agradavelmente amargo na boca; a espuma é cremosa, duradoura. Tomei a garrafa de 600 ml praticamente sozinha. 

A Falke Bier é uma micro cervejaria artesanal localizada em Ribeirão das Neves, MG. Seu proprietário, Marco Falcone, é engenheiro eletricista por profissão mas sua paixão sempre foi maltada. No começo dos anos 80, resolveu fazer algumas para consumir em festas de família. Em 88, por várias razões, parou a brincadeira. Mas quando visitou a Alemanha, lá pelo ano 2000, danou-se: seu amor voltou com tudo. Ficou por lá três meses visitando cervejarias. Ao voltar para o Brasil, fundou a Falke Bier. Tenho que provar LOGO os chopes deles– Pilsen, Red Baron, Ouro Preto— e TODAS as cervejas Tripel Monasterium e IPA Falke Bier. Aliás, porque não tem um único lugar em São Paulo que venda esses chopes?!

É maravilhoso o movimento de renascimento das cervejarias artesanais que está acontecendo no Brasil– nem só de vinho vive a humanidade! Diversidade de produtos, histórias e sabores são algumas das coisas mais belas de um país. E concordo 100% com as palavras de Marco: “Eu fiz da cerveja a minha vida e agora eu sou um homem muito feliz.”

Para saber onde encontrar, clique aqui.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados