Amaranto: o grão da vez combate o mau colesterol

Faz muito tempo que o ser humano conhece o poder do amaranto. Os primeiros registros de seu consumo datam dos antigos astecas, que o chamavam de huautli e o adoravam a ponto de esculpir as imagens de seus deuses com uma mistura de amaranto e mel; hoje em dia, os peruanos o transformam em “chicha” (cerveja) e os espanhóis o tostam e misturam com mel, melado ou chocolate para fazer “alegría”. 

Dê uma olhada em algumas de suas características: é superprotéico e contém lisina e methionina, dois aminoácidos essenciais; tem três vezes mais fibras e ferro do que a aveia; boa fonte de cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas A, K, B6 e C e E (comprovadamente ajuda na diminuição das taxas do mau colesterol); naturalmente isento de glúten; apresenta baixíssimos índices de gordura saturada e sódio. E é tão versátil quanto a quinoa, podendo ser usado no lugar do arroz quando cozido em grãos, misturado a leite e granola na versão flocos e virar pães e bolos quando transformado em farinha.

Agora, enfim, você pode encontrá-lo no mercado brasileiro nas variedades farinha, grão e flocos. É mais fácil comprar em lojas de produtos naturais (como na rede Mundo Verde), já que os fabricantes são empresas de orgânicos como Mãe Terra e Jasmine. O preço do pacote de flocos varia de R$ 6,90 a R$ 8.

Aproveite e aprenda duas receitas bem bacanas com Amaranto- Biscoitos e Pudim- e faça seu lanche da tarde muito mais saudável.

 BISCOITINHOS DOCES COM FARINHA DE AMARANTO
Receita de http://bronmarshall.com/

Ingredientes
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de amaranto
1 colher de chá de fermento em pó
125 gramas de manteiga gelada em cubos
½ xícara de açúcar
⅓ xícara de passas
½ colher de chá de canela em pó
finamente raspas de 1 limão
1 ovo

Como fazer
Peneire as duas farinhas e fermento em pó em uma tigela. Incorpore a manteiga até obter uma farofa úmida (você pode fazer isso em um processador). Adicione o açúcar, passas, canela e raspas de limão e misture para combinar.

Bata levemente o ovo, adicione aos ingredientes secos e misture até formar uma massa dura. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e faça uma bola. Cubra a bola de massa com papel filme e leve à geladeira por 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 º C. Abra a massa com um rolo até que ela fica com cerca de 4 milímetros de espessura. Usando uma faça ou um molde para cortar biscoitos, faça cortes com 6 centímetros de diâmetro.  Transfira os biscoitos cortados para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe no forno por 10 minutos ou até que dourem nas bordas. Retire para esfriar e sirva..
Rende 36 biscoitos

PUDIM DE AMARANTO
2 xícaras de amaranto  em grão cozido
1 xícara de suco de maçã
1 / 2 xícara de passas
1 / 2 xícara de amêndoas picadas
1 1 / 2 colher de chá de  baunilha
suco de 1 / 2 limão
casca ralada de um limão
pitada de canela
Açúcar mascavo a gosto

Como fazer
Misture os ingredientes em uma panela grande, tampe e leve para ferver.  Reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos. Despeje o pudim em taças individuais de sobremesa e leve para gelar por três horas. Sirva frio.

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados