Ela é lúdica, cheia de penduricalhos, artes nas paredes e até no teto. Ao sentar-se à mesa, fica difícil fixar o olhar apenas em seu acompanhante. Dá vontade de observar tudo: os quadros com pierrôs pintados, as fadas e trapezistas que parecem voar pelo ambiente, digamos, hippie-chique. Até os cardápios são personalizados com toques de arte. Prestes a completar 18 anos, a Mercearia do Conde ganhou um presente em comemoração à maioridade: uma linda adega, com capacidade para 520 garrafas. A carta de vinhos inaugura com 100 rótulos – que custam entre R$27,80 e R$484 – de 12 países. Para celebrar, a chef e sócia Flávia Mariotto criou um menu especial harmonizado. Eu tive o prazer de experimentar.
Tudo começou com um belo Tartar de Atum em Emulsão de Gengibre com leite de amêndoas e mache surpreendeu com um leve e aromático molho – para comer o final com a colherinha. A entrada foi harmonizada com o fresco e frutado Rey de Los Andes Chardonnay, o que realçou ainda mais o prato. Entre os principais, o Arroz de Frutos do Mar (camarão, polvo e vieiras) à Cadaqués, harmonizado com o doce Joffré & Hijas Gran Chardonnay, estava delicioso e beeem apimentado. Para amenizar, o leve raviolone rústico de frango thai com nirá e moyashi, seguido do saboroso e macio ossobuco de cordeiro à marroquina com couscous e frutas secas. Aos que olham o cardápio e não conseguem decidir-se pela sobremesa, o prato final foi um sucesso: um mix especial de doces, onde me esbaldei em um macio Bolo Mousse de Chocolate coberto com calda de mexerica.
Durante o jantar, não deixei de dar uma espiadinha nos pratos que chegavam às mesas ao lado: saladas coloridas e bem servidas como a Verde, com brie derretido, pistache, damasco, salsão, tomate, erva doce e torradas de alho. Também vi passar um lindo gnocchi de mandioquinha servido em cestinha de parmesão, que vai ficar para uma próxima visita.
Ah! todas as peças decorativas estão à venda.
(Por Monique Paoletti)
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados