Nos jantes de hoje e amanhã, o restaurante Arábia sedia o Festival Marroquino no qual a cozinheira convidada é Meryem Cherkaoui, proprietária do La Maison du Gourmet, em Casablanca. A chef prepara um menu de sete etapas–harmonizadas com vinhos– que privilegia a culinária marroquina menos óbvia e mais requintada. Por exemplo, você não vai encontrar o batido, apesar de delicioso, couscous.
A refeição começa com uma cesta de deliciosos pães de azeitona e grãos e o melhor prato de todos– na minha opinião, claro: marmelada de tomates com alecrim e mel, colocada sobre uma crocantíssima torrada de brioche de figo seco e coroada por amêndoas tostadas no chantilly, acompanhada de delicadíssimo foie gras. Na sequência, um camarão graúdo envolto em aletria e frito sobre tahine com berinjela, cenoura crocante com especiarias e quenele de sêmola e ricota. Vinhos: Prosecco Ruggeri Aveo e Montes Selección Limitada Sauvignon Blanc.
Então, os pratos principais: posta de dourado ao forno com finíssimo raviólis recheados com tektoukas (mistura de temperos e vegetais), velouté de peixe, favas e limão confit (o que confere ao caldo um tom profundamente cítrico, intenso) e carré de cordeiro com aletria, abóboras confitadas e amêndoas tostadas, perfumado ao próprio molho. Vinhos: Montes Selección Limitada Sauvignon Blanc e Montes Alpha Carmeneré.
Para finalizar, os doces: delicado manjar de baunilha com creme de maracujá e gaspacho de framboesa e o poderoso crepe marroquino, massa de sêmola com pistache, tâmaras docérrimas, perfumados com flor de laranjeira e regados com calda de amêndoas. Vinho: Montes Late Harvest Gewustraminer.
Arábia: Rua Haddock Lobo, 1397, Jardins, São Paulo. Se quiser, corra: os lugares são limitados e só com reserva pelo telefone 11 3061-2203. O menu completo– sete pratos, vinhos e água– custa R$ 240.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados