Shabu Shabu: não há frio que resista

O chef começando o Shabu Shabu: o negócio é colocar os vegetais no caldo de peixe e esperar pegar gosto

Separados, os ingredientes não impressionam muito: um pratão com verduras cruas (muuuuuita acelga), cebola, cogumelos, cebolinha,  tofu, udon. Daí chega o fogareiro com uma espécie de forma de bolo cheia de água com caldo de peixe. Colocam-se dois potinhos na frente de cada comensal– um com ponzu (molho à base de shoyu e frutas cítricas como limão) e outro com goma dare (molho à base de gergelim e saquê). Então, aparece o convidado de honra: duas travessas individuais com 200 gramas de lindas fatias de contra filé de Wagyu cru, também conhecido como Kobe beef, considerada a melhor carne do mundo (o gado é alimentado com cerveja e grãos!)–  o marmoreio, a gordura entremeada a carne, é tão linda que parece uma pintura impressionista.

Daí o que parecia sem graça de torna uma refeição quente, divertida e gostosa.

O marmoreio sensacional da carne usado no shabu shabu do Rangetsu: Wagyu, conhecido também como Kobe beef

A idéia do shabu shabu (R$ 130 para duas pessoas)– o que  Nobuo Kuko, chef do Rangetsu of Tokyo brinca ser o “fondue japonês”– é compartilhar. Por isso não há pratos individuais e toda a refeição é feita enfiando-se o hashi dentro da panela na qual se joga os vegetais, o tofu, a cebola,  etc, até que fiquem levemente cozidos. Então, pega-se uma fatia da carne, mergulha-se no caldo quente fazendo movimentos de vai-e-vem para que ela dê uma rápida cozida, tira-se, passa-se no molho de sua preferência e… nossa, que textura sensacional. Coisa séria: macia demais, saborosa, banhada com a leve acidez do ponzu, misturada com alguns fios de udon. Prefiro, sem dúvida, o shabu shabu ao fondue– é mais interessante, mais rico em sabores, mais light.

E, olha, esquenta.

 

Shabu shabu pronto: é só passar a carne no caldo, dar uma cozida rápida, mergulhar no seu molho preferido (ponzu ou goma dare)

Rangetsu of Tokyo : Avenida Rebouças, 1.394, Pinheiros, tel.: 3085-6915 e 3085-7946. Para quem viciar, fique tranquilo: eles servem o shabu shabu durante todo o ano.

Gastrolândia

Promova sua página também

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados