Torero Valese: comida espanhola caseira e saborosa

Uma das coisas que não entendo em São Paulo é porque raios comida espanhola não “pega”. Temos meia dúzia de restaurantes desta especialidade e 80% deles existem há décadas- a maioria dos novos que abrem, falem; 90% das pessoas só conhecem paella e, quando muito, fideuá. E é uma cozinha tão saborosa, rica, intensa… Esta semana fui conhecer o Torero Valese, aberto há dois anos no Itaim.  

O chef, Juliano Valese, é do tipo que curte comida bem feita, simples e sem muito invencionismo- e consegue bons resultados. Apesar do cardápio contemplar opções nada espanholas como a mezzaluna de parmesão ao pomodori com escalope de filé (segundo o chef, por conta da necessidade de atender os pedidos constantes da clientela por algo mais “normal”), é na tradição que está o melhor. Aproveite e prove algumas das várias opções de tapas, ótimas para petiscar enquanto se toma a gostosa e refrescante sangria de vinho tinto. Eu comi as de tomate e brie montados sobre fatia de berinjela empanada e frita (adorei, e olha que não sou fã de berinjela) e a tradicionalíssima composta por pão, tomate e jámon. Depois, Gambas al ajillo, deliciosos e graúdos camarões, com cozimento e textura excelentes, salteados em azeite com alho e louro- “chuchar” o pão neste molhinho é sensacional- e Pulpo a gallega (polvo com pápricas doce e picante sobre batata assada), tecnicamente bem feito porém sem sal.

Prato principal: posta de robalo com chips de mandioquinha e arroz de lula em sua tinta. O peixe estava muito bom- alto, macio, no ponto certíssimo- e fez um ótimo contraponto de texturas com o crocante do chips. Já o arroz, mais suave, pode ser um pouco decepcionante para quem gosta e está acostumado com molhos grossos e encorpados à base de tinta de lula- mas estava ideal para paladares mais amenos.

Tá faltando um docinho? Gostei bem da bomba calórica megasaborosa composta por três minichurros feitos na casa acompanhados por doce de leite, nutella, calda de framboesa e sorvete de creme.

Saí de lá sem saber, menos ainda, porque paulistano encrenca tanto com essa cozinha.

Torero Valese: Av. Horácio Lafer, 638 – Itaim Bibi, Tel: 3168-7917

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados