Vai um bacon fritinho e crocante com cobertura de chocolate ao leite?

Que tal um bacon crocante banhado em um cremoso chocolate ao leite? Huuuuum… Não faz cara feia, não: nos EUA já é tão normal que virou até produto industrializado. E caro: uma Mo’s Bacon bar custa U$ 7,50 e o Buttery bacon toffee with smoked salt, in deep 45% milk chocolate, U$12.  Outra chocolateria americana que aderiu ao “exotismo” (sim, pra mim porco banhado em cacau é, no mínimo, exótico e, mais sinceramente, nojento) foi a Roni Sue com seu Pig candy, um sucesso de vendas, aliás. Se alguém for pros EUA, please, traz um desses para eu experimentar? Por aqui não conheço nenhuma chocolateria que faça este quitute.
Curiosa com a combinação carne+gordura+chocolate, procurei restaurantes que sirvam pratos que incluam estes ingredientes. Encontrei dois: o novoandino Ají e o variado Obá. O primeiro faz um Filé Grelhado em Adobo com cogumelos e molho picante de cacau— adobo é uma marinada de sementes de coentro, mostarda, cominho e anis. O segundo prepara Mole Poblano. A palavra mole deriva do mulli, que significa molho no vocábulo nahua (nahuatl, a língua dos astecas). A receita parece um guisado e inclui, entre outros ingredientes, chocolate e vários tipos de pimenta. Sendo servido com frango ou carne, é um dos pratos mais notáveis da alta cozinha mexicana e feito para celebrações, como batizados, bodas, aniversários…
Ou seja: usar o cacau para preparação de receitas salgadas não chega a ser uma novidade– os astecas já faziam, e isso no século XIV. Mas juntar toucinho frito com chocolate ao leite tinha que ser coisa de americano. Com todo o respeito.
Ají: Rua Bela Cintra, 1.709, Jardins, Tel: 3083-40
Obá:  Rua Melo Alves, 205, jardins, tel.:3086-4774


Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados