Guia de Bebidas
Vinho japonês feito de arroz (apesar de muitos acharem que, por ser feito de grão, deveria ser categorizado como cerveja) produzido desde 300 a.c. Vários tipos de arroz são usados em sua fabricação; cada um, ou os blends, resultam em um sabor único. Os processos de fabricação da bebida incluem a fermentação, a pasteurização dupla e a filtragem. Entre os termos mais comuns que se encontram nos rótulos estão nigori (bebida não filtrada, por isso ligeiramente turva); amakuchi (saquê com sabor adocidado); karakuchi (seco); genshu (bebida com 17% a 19% de álcool- em geral o saquê tem 16%); nama (não pasteurizado).
Existem seis tipos de saquê, classificados pelo grau de polimento do grão. São eles: Daiguinjo (extremamente refinado com 77% de eliminação do arroz); Junmai (sem adição de álcool no final da produção); Guinjo (Saquê Premiumcom utilização de apenas um tipo de arroz e sem adição de álcool); Tokubetsu (percentual de polimento de 65% a 61%; Honjouzou (tipo de saquê com adição de álcool etílico); Futsuu-shu (o mais comum de todos, com usos de diversos tipos de arroz).
Grandes marcas: Hakutsuru, Gekkeikan, Sawanotsuru, Ozeki, Shochikubai, Juyondai, Isojiman, Kamoizumi, Azumi Ichi, Tsuki no Wa, Tama no Tsuyu, Azuma kirin