Guia de Bebidas
O tipo de uísque mais famoso do mundo teve seu nascimento no século XII, quando os monges celtas irlandeses trouxeram para a Escócia a técnica da destilação. Há dois tipos de uísques escoceses: de malte (feito de cevada germinada) e uísque de grãos (feito de grãos crus como milho e trigo). Segundo a lei, a bebida tem que envelhecer por um período mínimo de três anos em barris de madeira antes de ser engarrafada. Como a madeira é porosa, permitindo a troca de sabores e odores da parte interna para a bebida, o local de descanso dos barris, assim como o tipo de madeira e seu uso anterior (fabricação de cherry, vinho, etc), impacta enormemente no resultado final (algumas destilarias, por exemplo, colocam os barris perto do mar para que tomem um sabor “salgado” do oceano).
Exceto os single malts (feitos de malte de uma única destilaria), a grande maioria são blended, ou seja, misturas de dezenas de tipos de uísques, de diversos produtores. O blend é a alma da bebida—cada fabricante tem o seu, secreto, que dá o sabor característico e distinto à marca.
As regiões que produzem a bebida na Escócia são Lowlands, Campbeltown, Highlands, Speyside e Islay.
Grandes marcas
Single malt: The Glenlivet, Bowmore, The Dalmore, Glengoyne, Glenmorangie, Isle of Jura, Oban, Talisker, The Balvenie, Glenfiddich, Glenlivet, The Macallan, Bowmore, Bruichladdich, Lavagulin, Laphroiag.
Blended: Johnnie Walker, Cutty Sark, Chivas Regal, White Horse, Grant´s