Guia de Bebidas
São vinhos que levam, geralmente, a adição de brandy (pode ser qualquer outro destilado). Alguns tipos: Madeira, Porto, Sherry, Marsala e Vermouth.
SHERRY: feito de uvas da região de Jerez, na Espanha. Os tipos : Fino (o mais seco); Manzanilla (variedade do Fino fabricado perto do porto de Sanlúcar de Barrameda); Amontillado (envelhecido sob uma fina camada de fermento e exposto ao oxigênio, o que produz um líquido mais escuro que o fino); Oloroso (oxida mais tempo que o fino e o amontillado produzindo um líquido mais escuro e rico); Palo Cortado (variedade rara) e Sweet Sherry (qualquer dos tipos acima que leve a adição de vinhos doces como Pedro Ximenez ou Moscatel)
MADEIRA: feito na ilha portuguesa da Madeira, muito apreciado como bebida de sobremesa. Envelhece por, no mínimo, cinco anos (Reserve). As demais denominações são Special Reserve (10 anos); Extra Reserve (mais de 15 anos); Colheira ou Harvest (inclui os vinhos de uma safra única, mas com envelhecimento mais curto do que verdadeiro Vintage Madeira); Vintage ou Frasquiera (mínimo 20 anos)
MARSALA: tradicional da Sicília, Itália, é feito à partir das castas Grillo, Inzolia e Catarratto (entre outras), envelhecido em barris de carvalho de acordo com a denominação: Fine (menos um ano); Superiore (mínimo dois anos); Superiore Riserva (mínimo quatro anos); Vergine ou Soleras (mínimo cinco anos); Vergine ou Soleras Stravecchio ou Soleras Riserva (mínimo dez anos)
PORTO: bebida da região do Douro, em Portugal, é tipicamente doce e tinto, mas também é vendido nas variedades demi-sec e branco. Alguns estilos:
Ruby: o mais barato e o mais extensivamente produzido. Após a fermentação, que é armazenado em tanques de aço inoxidável. É filtrado antes do engarrafamento e não costuma melhorar com a idade.
Porto Tawny: feitos com uvas tintas, envelhecido em barris de madeira. Quando uma porta é descrito como Tawny, sem indicação de idade, é uma mistura de base de madeira porta idade que passou pelo menos sete anos em barris. Acima desta está Tawny com indicação de idade, que representam uma mistura de várias safras, com a média de anos “em madeira” no rótulo.
Colheitas: um porto Tawny de uma única safra é chamado de Colheitas.
Vintage: feito a partir de uvas de um ano de colheita. Não é todos os anos, é declarado um vintage no Douro. A decisão de declarar um vintage é feito na primavera do segundo ano após a colheita.
VERMOUTH: de origem italiana, tem ervas e especiarias adicionadas (cardamomo, canela, camomila, entre outras que são mantidas em segredo).