Coado, espresso, french press, aeropress, Hario. Cereja descascado, fermentado. Torra clara, média, escura. Catuaí, Bourbon amarelo, Mundo Novo, Acaiá. O assunto é vasto… Café é a terceira bebida mais consumida do mundo (antes estão a água e o chá). Está em todos os cantos do globo, em todas as horas do dia, preparado das mais diferentes formas.
Café é paixão.
E o Brasil, além de ser o maior produtor, entrou de vez pro time dos melhores.
Nunca se viu tantas cafeterias de qualidade serem inauguradas pelo país como nos últimos cinco anos. Nunca se viu também tantos grãos de qualidade nas prateleiras. Nunca se investiu tanto em pesquisa. Nunca se falou tanto sobre café. Se você quer entender mais sobre esse universo, vá a Semana Internacional do Café, que rola entre 25 e 27 de outubro, em Belo Horizonte. Eu vou.
São mais de 25 atrações simultâneas, voltadas tanto para profissionais da área quanto para empreendedores interessados em abrir um negócio e consumidores. Algumas das atividades mais interessantes são a Copa Barista (competição entre profissionais do café que premia os melhores do país no preparo da bebida, acontece todos os dias), as Degustações de cafés de Regiões Brasileiras (produtores apresentam aos empresários do food service seus cafés e diferentes métodos de preparo), os Cursos de Torra, o Fórum da Agricultura Sustentável na cafeicultura e a premiação Coffee of the Year Brasil 2017, cujo vencedor sai de dez cafés provados pelo público, às cegas.
Mas ainda tem Re:Verb Roast (Simpósio de Cafés Especiais da World Coffee Events (WCE) e da Specialty Coffee Association), Cafeteria Modelo (direcionado para o mercado de food service, conta com capacitação técnica para empreendedores), área de expositores (maquinário de campo, grãos, equipamentos, comidas, bebidas) dezenas de palestras e workshops… Para todas as informações e calendário completo, clique AQUI.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados