“Good Beer, no shit“: slogan da Flying Dog. Parece tão grosseiro quanto o nome, estranho? Relaxe, sente-se numa cadeira confortável, pegue uns petiscos e prepare-se, porque os rótulos desta irreverente cervejaria americana são sensacionais e únicos.
Trazida para o Brasil pela Tarantino Importadora, a cervejaria já super premiada foi fundada em 1990, em Aspen, por George Stranahan e Richard McIntyre. A razão do nome pitoresco é explicada nessa história: em viagem desastrada ao Himalaya– sem preparo físico nenhum e levando apenas cerveja, um burro e uma mala cheia de contrabando–, os amigos foram parar em um hotel de quinta categoria no interior do Paquistão; para poder beber, assinaram um termo afirmando que era cristãos (os muçulmanos são abstêmios); encheram a cara como se não houvesse amanhã e deram de frente com uma pintura, feita por um artista local na parede do lugar, de um grande cachorro voador. A imagem virou o símbolo da aventura e do “pé na jaca”. Anos depois, resolveram usá-la como marca de sua cervejaria.
Como se não bastasse a loucura da dupla, ainda se tornaram amigos de Hunter S. Thompson, criador do jornalismo gonzo (em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação) e famoso por sua personalidade polêmica. “Eu odeio advogar à respeito de alcóol, drogas, insanidade e violência, mas elas sempre funcionaram para mim”, é uma de suas frases mais conhecidas. Pois então, Hunter apresentou para eles o renomado desenhista Ralph Steadman, e ele se tornou o ilustrador dos rótulos de TODAS as 23 cervejas da Flying Dog.
Provei cinco.
Doggie Style classic Pale Ale: dourada-escura, ótimo corpo, espuma cremosíssima, amargor intenso e agradável (recebe lúpulo no final do processo, à seco) e um aroma com fundo adocicado. Incrível, incrível.
Road God Porter: minha preferida. Escuríssima, com bastante malte, aroma forte de chocolate e leve de aniz , intensa, cremosa, tostada… Harmonizei com um pedaço de brownie e, olha, booooooom. Muito.
Horn Dog Barley Wine: com alto teor alcoólico (10, 2%) é escura, densa, traz alguns aromas de frutas (passas, castanhas) e muito de caramelo; tem final doce. Matura três meses antes de ser envazada. Poderosa, intensa, para tomar aos poucos, curtindo cada gole.
Double Dog Double Pale Ale: BOMBA DE LÚPULO. Amargor 11 em uma graduação de 1 a 10. Não é pra mim…
Gonzo Imperial Porter: impecável, soberba. Preta mesmo, maltada, beeem encorpada, creme denso, com aroma potente de café e amargor intenso.
Sabe qual o problema agora? Quero provar todas as outras: Snake Dog India Pale Ale, Kerberos Triple, Golden Ale, Old Scratch Amber Lager… Enfim, abraçar o Flying Dog sem medo.
O preço médio da garrafa é R$ 19 e os pontos de venda estão listados no site da importadora .
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados