Polvilho, fécula de mandioca, tapioca: esse pó esbranquiçado e multiuso tem diversos nomes e é amado em todo o Brasil. No Gastrolândia Experiências dedicado ao polvilho, a chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, não só ensinou diversas receitas como falou um pouco sobre a história do ingrediente. Uma das delícias aprendidas no dia foi esse biscoitinho de coco e polvilho. Aprenda. Rende cerca de 200 unidades.
Ingredientes
- 1⅔ xícara (chá) de açúcar
- 125 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- 4 xícaras (chá) de polvilho doce, aproximadamente
- 1 xícara (chá) de coco seco ralado
- manteiga pra untar
PARA MAIS RECEITAS, CLIQUE AQUI
Como fazer
Com a batedeira, ou com as mãos numa tigela, misture o açúcar, a manteiga, o ovo e o leite de coco até obter um creme homogêneo. Aos poucos, vá juntando o polvilho, o coco ralado e misture até conseguir uma massa lisa e que se descole da tigela.
Pegue porções bem pequenas de massa (uma bolinha de no máximo 1 cm de diâmetro), enrole um cordão e una as pontas pra formar uma argolinha. Embora as argolinhas fiquem mais sequinha e gostosas na boca, se não tiver tempo ou se bater um pouco de preguiça, abra a massa com um rolo numa superfície polvilhada com polvilho doce até ficar fininha e corte biscoitos com um cortador pequeno.
Distribua os biscoitos em 2 assadeiras grandes untadas com manteiga (eles podem ficar próximos, pois não crescem muito), leve as assadeiras à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno é aquecido a 180°C (médio). Asse os biscoitos por uns 15 minutos, até que estejam firmes e apenas começando a dourar nas bordas. Deixe esfriar e guarde num pote fechado por até 1 semana.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados