Bacalhau é um hit nas festas de final de ano. Para variar a tradicional posta no forno, aprenda essa deliciosa torta cremosa da chef Rê Cruz, do Amici, que leva parmesão e mussarela.
Ingredientes
- 250g de lascas de bacalhau dessalgado
- 300ml de creme de leite fresco
- 120 g de queijo parmesão em pó
- 120 g de queijo mussarela ralado
- 6 ramos de alecrim
- 10 g de pimenta rosa
- 3 ovos
- 125 g de farinha de trigo
- 50ml de leite
- 50ml de óleo de girassol
- 15g de fermento em pó
- 1g de sal de cozinha
- 1g de pimenta do reino moída
- 1 folha de papel manteiga
- 500g de feijões para assentar a massa
Como fazer
Coloque 1 ovo, o leite e o óleo de girassol na batedeira e comece a bater em intensidade baixa. Adicione a farinha de trigo, metade do parmesão ralado, o sal e a pimenta do reino e aumente a intensidade para média, batendo por mais 2 minutos. Desligue a batedeira, desgrude a massa e misture o fermento com ajuda de um pão-duro ou espátula de silicone. Formando uma bola, e passe a massa para uma folha de filme plástico e embrulhe bem. Deixe a massa descansar plastificada em temperatura ambiente.
Enquanto isso, em uma panela, despeje o creme de leite fresco, as lascas de bacalhau, metade da pimenta rosa e debulhe na mistura 2 ramos de alecrim, descartando os talos. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos.
Aproveite para limpar a(s) pá(s) e o bowl da batedeira, pois vamos reutilizálos. Pré-aqueça também o forno a 180ºC. Aproveite para abrir um vinho e apreciar o momento enquanto a massa descansa e o bacalhau cozinha no creme. Sinta o aroma.
Ao término do cozimento do bacalhau, desligue o fogo. Desembrulhe e abra a massa no fundo e nas laterais da forma antiaderente, apertando bem com os dedos. Forre a massa em seguida com a folha de papel manteiga e os feijões para fazer peso e impedir que a massa cresça ou desça das laterais. Corte as sobras de papel e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos para pré-assar.
Enquanto isso, devolva o bacalhau no creme para a batedeira, adicionando os 2 ovos restantes, a mussarela e o restante do parmesão. Misture em intensidade baixa por 2 minutos, e está pronto o recheio.
Após o término do tempo da massa, retire-a do forno com cuidado (mas não o desligue, e não esqueça de fechá-lo), tire o papel manteiga com os feijões (que podem ser reaproveitados) e preencha a base da torta com o creme de bacalhau. Leve de volta a torta pronta ao forno por mais 20 a 25 minutos. Para verificar se está no ponto, basta conferir se a torta já está levemente dourada por cima e marrom nas bordas. Retire, passe para um prato, decore com o restante da pimenta rosa e dos ramos de alecrim, e sirva ainda quente!
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados