Típico da região da Galícia, na Espanha, é repleta de significado religioso: reza a história que a sobremesa homenageia Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus. Esta receita é do tradicional restaurante Don Curro, em São Paulo, e é perfeita para ser servida na ceia de Natal.
Ingredientes
- 4 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- Raspas de 2 limões
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- 500 gramas de amêndoas sem pele moídas no processador (ou no liquidificador)
- Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a fôrma
Decoração
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Como fazer
Quebre os ovos e bata-os com uma colher. Junte o açúcar. Incorpore as raspas dos limões e a canela em pó. Misture muito bem, até obter um composto homogêneo. Adicione as amêndoas, reservando 50 g para polvilhar sobre a massa, antes de levá-la ao forno. Continue misturando até a massa ficar uniforme.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma de fundo solto. Coloque a massa na fôrma. Polvilhe as amêndoas (reservadas) sobre a massa, tampe a fôrma e leve a torta ao forno, em temperatura baixa (150°C), por cerca de 45 minutos.
Desenforme a torta já fria e, no momento de servir, deposite sobre ela um molde da cruz da Ordem dos Cavaleiros de Santiago. Finalize, polvilhando em cima o açúcar de confeiteiro. Retire o molde com cuidado. Sirva a torta imediatamente.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados