Bife fininho feito na chapa, ovo, presunto, queijo, alface, tomate e maionese no pão de hambúrguer (usa-se outros tipos também), acompanhado de fritas. Este moço bonito e gostoso se chama Chivito e é o sanduíche típico do nosso vizinho, o Uruguai.
Assim como o paulistano Bauru ou o americano hambúrguer em seus devidos lares, o chivito é vendido em tudo quanto é canto no Uruguai, também em versões que diferem um pouco da original: com bacon, sem ovo, sem queijo… Mas, o básico, é o seguinte: chivito é uma refeição barata (quase sempre mas depende MUITO do lugar) e bem tradicional.
Em Punta del Este, fui ao Rex Diner, que fica na Barra, a área mais badalada do balneário. O logotipo diz ser “The best Chivito in town”. Não poderia afirmar isso já que não comi tantos assim para criar referencial, mas posso dizer que é bem do bom.
Pão macio, carne suculenta e ligeiramente vermelha por dentro, mussarela de boa qualidade, ovo com gema um tico molinha (o que a faz escorrer em cima do bife, tingindo tudo maravilhosamente de amarelo), presunto magro e maionese sem excesso. Ah, sim, fritas crocantes e sequinhas. Tudo sai por volta de 270 pesos, cerca de 27 reais. A versão mais simples, só com queijo, tomate e alface, custa 190 pesos.
Aproveitei o fato de estar à beira mar, com o sol lascando, para tomar meia jarra de clericot. Ah, como gosto desse vinho branco com bastante gelo e frutas picada! Como disse outra vez, é a melhor salada de fruta do mundo. Por 150 pesos verti uns três copos e fiquei semi-embriagada. Para contrabalancear, pedi a sobremesa que gritava “Me coma!” na mesa ao lado: um giga pedaço de um ótimo cheesecake caseiro de mirtilo.
Me gustó el chivito.
PS: Como em vários outros bares e restaurantes de Punta del este, o Rex Diner só aceita dinheiro. A menos que você queira ficar na chapa fazendo chivito pra pagar a conta, leve notas– podem ser reais, dólares, pesos ou euros.
Comente
Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados