Meyers Deli: comfort Copenhagen

Claus Meyer é o Ferran Adriá nórdico: este chef  dinamarquês inovador, além de embaixador mundial da culinária nórdica, é proprietário de um dos restaurantes mais badalados por essas bandas, o Noma–, é  criador do movimento intitulado Nova Cozinha Nórdica (depois falo sobre isso), escreve livros, apresenta programas de tv, tem uma escola de culinária, uma ilha na qual produz todas as frutas com as quais faz compotas e vinagres com sua marca, dá palestras…. E tem uma Deli deliciosa, que leva seu nome.

A Meyers Deli já conquista na entrada: você dá de cara com uma prateleira imensa, multicolorida, mega arrumada, com todos os produtos Meyer: geléias, chutneys, cidras, vinagres, chás, frutas secas. Ao lado, na geladeira, dá para escolher entre as várias opções de pratos prontos, frios, queijos, sucos.  Mas, confesso, a parte que mais amei foi a padaria: como amo pão preto, estou fazendo a festa por aqui. Tem também croissant, baguetes integrais e pães doces. E tudo, absolutamente tudo, vendido lá é orgânico.

Como estava andando o dia todo, sentei um pouquinho, dei uma lida no cardápio que muda de acordo com a hora do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde). Fiquei em dúvida entre um sanduba de salmão defumado, dill e creme azedo e uma torta de amêndoas. Na dúvida, o doce sempre vence. Em uma palavra: sensacional. Em muitas: macia, molhadinha, acompanhada de uma delicada calda de baunilha com pedacinhos de biscoito de caramelo e coberta por um primo do hortelã (mais suave) e pedaços de blood orange, o que dava o ácido perfeito para balancear o açúcar.

Saí de lá com duas geléias para levar para casa (figo e cereja amarela) e a certeza de que vou lembrar desta torta para sempre.

Meyers Deli: Gl. Kongevej 107. 1850 Frederiksberg, Copenhagen

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados